sexta-feira, junho 10

A nova referência no segmento dos citadinos

picanto 2012 oficial 6 Kia Picanto 2012 chega ao Chile a partir de apenas R$16.300


A segunda geração do Kia Picanto muito recentemente surgida no mercado (sete anos e alguns retoques pelo meio depois da primeira) mostra-nos o pequeno citadino com farroncas de carro grande, se não no tamanho, pelo menos no desenho, no estilo, no equipamento e na qualidade de construção.

Testámos a versão 1.0 TX, equipada com o motor de 3 cilindros em linha com 998 c.c. e 69 cavalos.

A primeira impressão positiva sente- -se de imediato no belíssimo trabalho feito pelos estilistas e, depois, pelos técnicos que fabricaram a carroçaria cheia de concavidades e convexidades, o que se não nos afigura fácil para quem não domine na perfeição a técnica da prensagem. Mais uma vez, depois das boas impressões causadas pelo Kia Sportage e pelo Venga, a marca coreana surpreende favoravelmente.

O interior está bem conseguido e o carro é confortável, denotando boa qualidade nos materiais usados e bom gosto no modo como embelezamentos e instrumentação estão colocados.

Em andamento o Picanto é eficaz para o que foi pensado e construído, ou seja, para andar na cidade. Bem insonorizado, o motor de 3 cilindros já não faz aquele barulho de máquina de costura irritante de outros motores com a mesma arquitectura. É rápido quanto baste nos arranques nos semáforos e a direcção (electro-hidráulica) é suficientemente leve para permitir manobras sem esforço e ainda ter um raio de brecagem pequeno, que lhe permite fazer manobras bem apertadas com facilidade.

Em estrada notam-se as naturais dificuldades do pequeno motor, mas mesmo assim, dá para viajar, sem pressas, com algum agrado, porque a direcção é muito precisa e o carro curva bastante bem. E é em estrada que mais se aprecia o bom trabalho de insonorização, conseguido através de apoios hidráulicos maiores para o motor e transmissão, painel insonorizante do tablier de tripla camada, vedantes duplos das portas e duas medidas para redução dos ruídos aerodinâmicos - bloqueadores de som nos suportes dos retrovisores exteriores e deslocação da antena do rádio para a parte posterior do tejadilho. 

Para um carro com um comprimento que não chega aos 3,6 metros, a bagageira é das maiores do segmento, com 200 litros de capacidade, mais 43 litros do que na versão anterior.

Vejamos agora o equipamento disponibilizado na versão TX. O pára-brisas tem protecção UV, os retrovisores exteriores têm rebatimento eléctrico e as jantes são de liga leve de 15 polegadas. No interior encontramos ar-condicionado, comando automático de luzes com os ''modos "escort" e "welcome", gaveta para arrumações no banco do passageiro, caixa para arrumações sob o piso, porta-copos duplo extraível com iluminação, palas de sol com espelhos de cortesia iluminados e indicador de mudança de velocidade destinado a encorajar um estilo de condução mais económico, tomadas AUX, iPod e USB para o rádio RDS e leitor de CD com compatibilidade MP3, com comandos no volante. 

Como opcionais, constam a pintura metalizada por 200 euros, o ar-condicionado automático por 300 euros e o tecto de abrir e o ESP ambos com o mesmo preço: 600 euros.

A partir de Setembro estará disponível este motor na versão bifuel (GPL/gasolina), que na versão EX custará 13 148 euros. Quanto a consumos, o indicado pela marca, que é de 4,2 litros/100 km, só é possível de conseguir mesmo em condução para bater recordes. Em marcha normal, sem abusar, ficámo-nos por uns interessantíssimos 6,1 litros/100km.

Para finalizar diga-se que com todos estes atributos o Kia Picanto é, sem dúvida, a nova referência do segmento, ou seja, é o melhor dos mini!

FONTE: Ionline

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