segunda-feira, janeiro 17

DESIGN: Peter Schreyer e a Revolução Coreana

Matéria Publicada em Carros Joinville


Para quem não me conhece sou designer formado, e por tomar gosto pelo ramo automobilístico, gosto muito de aliar essas duas paixões e comentar a respeito fazendo as devidas análises. Para começar essa empreitada quero fazer esta matéria sobre um cara que vem revolucionando o design automobilístico mundial, Peter Schreier!



Esta matéria foi escrita em parceria com o designer Denilson R. Umbelino, grande colega, e dono do blog SEM CENSURA, especializado em design.  http://wp.clicrbs.com.br/semcensura



Você com toda certeza já deve ter visto um Audi A3 com rodas imensas, teto solar e banco de couro desfilando por ai... esse carro ja foi o sonho de consumo de qualquer jovem endinheirado. Hoje em dia ele encontra-se bem mais acessível. O fato é que suas linhas agradáveis e robustas cativaram o público e ainda hoje impressionam! 


Você já deve ter visto por ai, este com menos frequência, mas igualmente despertando olhares, um Audi TT, o roadster que tanto chamou a atenção do público na década passada. E o New Beetle? 



Add caption

Sabe o que todos estes carros tem em comum? O seu criador, Peter Schreyer, ex-designer da Audi/Vw, foi responsável ou teve participação nestes e muitos outros modelos de grande sucesso das marcas.Desde 2006 Schreyer está na Kia. Ele é sem dúvida alguma o responsável por organizar toda aquela salada de estilos que compunha a linha Kia na ocasião. O trabalho tem sido árduo visto que antes de sua chegada a Kia enfrentava um sério problema de identidade. Sua linha não seguia um padrão, seu produto não tinha um foco. Desde sua entrada este problema vem sendo enfrentado.


Peter, na Kia, foi responssável por diversos modelos muito coentados no meio automobilístico, pois ele conseguiu mostrar ao mundo que os coreanos tem muita qualidades além do preço. Me vem em mente o que aconteceu com o Japão nas décadas de 60 e 70. Os produtos kia/Hyundai foram os primeiros a fazer este sucesso a nível mundial, e muitas outras vem seguindo o mesmo caminho.



Add caption


Seu traço tem muita coerência e segue bem um estilo adotado pelos grandes europeus, talvez este seja um fator também que os leva ao sucesso. Linhas agressivas mas nem por isso menos harmonicas, alguns modelos adotam linha de cintura alta dando mais esportividade ao modelo, em outros ele consegue adotar características de vários modelos formando um crossover de sucesso como o Soul. Em todos os carros atuais foi adotada a nova frente "Nose Tiger" ou seja nariz de tigre, comenta-se por ai, que para fazer alusão à voracidade dos tigres asiáticos por uma maior fatia no mercado automobilístico mundial.

Add caption

Dentre os muitos sucessos desenhados, ou remodelados por Schreyer estão o Borrego, Venga, Forte (nosso Cerato), Sorento, Sportage, Cadenza, Optima e Morning (nosso Picanto), Soul. A lista não é pequena e cabe destaque aos que rodam no Brasil como o Cerato e o Soul que vem recebendo premios e elogios pela mídia especializada!

Add caption
Como costumo dizer... basta esperar pra ver no que vai dar! O fato é que os coreanos vem crescendo e se desenvolvendo dia após dia e se os "grandes" não se mexerem, em muito breve perderão seu posto e por conseguinte a zona de conforto.

Um comentário:

  1. legal!valeu por linkar!
    muito boa a iniciativa, informações importantes devem ser divulgadas para podermos sempre abrir os olhos do consumidor!

    ResponderExcluir