quarta-feira, abril 27

Marcas coreanas e chinesas impõem novo padrão no segmento automotivo brasileiro.

 Marcas coreanas e chinesas impõem novo padrão no segmento automotivo brasileiro
Uma matéria que saiu essa semana no site da Veja fala a respeito das mudanças em que o mercado automotivo nacional passou desde os anos 90, com abertura das importações. De lá para cá várias marcas chegaram, mas especialmente as coreanas e chinesas mudaram o padrão em que as coisas eram feitas.
Um grupo se foca no segmento que fica na faixa de 30.000 reais, e o outro em 60.000 reais. A Kia teve seu melhor ano no Brasil em 2010, aumentando suas vendas em nada menos que 121%. E ela quer ainda mais em 2011.
A Hyundai, que é irmã da Kia, também teve um 2010 muito bom, especialmente por conta do i30, crescendo 36% em relação ao ano anterior. O diretor da Kaiser Associates, uma empresa especializada no segmento automotivo, comentou que os coreanos atingiram um patamar de qualidade ótimo, comparável ao dos japoneses, só que com um design mais moderno e um preço mais competitivo.
E se 2010 foi o ano das coreanas, 2011 está sendo o ano das chinesas, especialmente por conta do impacto que a JAC está causando no mercado, juntamente com a já bem estabelecida Chery. Com um investimento total de 380 milhões de reais para seu lançamento, dos quais 140 milhões direcionados a publicidade, a JAC, em poucas semanas, ultrapassou, com seu modelo J3, concorrentes de peso como Palio, Gol e Fiesta em número de emplacamentos na cidade de São Paulo. Com isso a JAC já alterou sua previsão para 2011 de 35.000 para 45.000 unidades.
A Chery terá uma fábrica no Brasil, operando a partir de 2013, e tem previsão de produção de 150.000 unidades por ano. O sucesso das chinesas pode ser explicado pela relação custo-benefício, proporcionada pelo baixo custo de produção do país asiático e um câmbio favorável – haja vista que Pequim insiste em manter sua moeda, o yuan, em patamar bastante desvalorizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário