segunda-feira, junho 20

Kia Motors lança no Brasil minivan Carnival com motor 3.5


A minivan Kia Carnival começa a chegar às concessionárias no Brasil nesta semana, agora com motor 3.5 V6 de 24 válvulas CVVT. O novo motor proporciona 276 cavalos de potência a 6.300 rpm. A Kia Motors também vai disponibilizar duas opções de acabamento — antes era somente uma —, ambas com câmbio automático de seis velocidades com opção de trocas sequenciais. Como principal modificação estética, a nova Carnival ganhou também a grade frontal ‘assinatura’ da Kia, presente em todos os modelos da marca.
Kia Carnival (Foto: Divulgação)

De acordo com a fabricante, a versão de entrada sai por R$ 124,9 mil e vem com CD player com entradas auxiliares para iPod e USB, sistema de abertura das portas por keyless, abertura elétrica da tampa do combustível, volante com regulagem de altura, bancos traseiros removíveis, bancos da última fileira rebatíveis, espelhos retrovisores externos com regulagem elétrica e aquecimento, faróis de neblina com lentes de policarbonato, direção hidráulica progressiva, air bag frontal duplo, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD e sensor crepuscular.
Já a versão topo de linha é oferecida por R$ 154,9 mil. Ela vem com todos os equipamentos do modelo de entrada mais computador de bordo, piloto automático com controles no volante, ar-condicionado digital com controle independente frontal e ionizador, revestimento em couro nos bancos, volante, alavanca de câmbio e painéis laterais, rodas de liga leve aro 17’’, bancos do motorista e passageiro com ajuste elétrico e memória, air bags lateral e de cortina, câmera com visor LCD para marcha a ré, controle eletrônico de estabilidade e sensor de chuva.
Para o president da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, a Carnival não terá um número significativo nas vendas da marca, no entanto, é fundamental como complemento das linhas de automóveis da marca. Segundo ele, o foco do produto está em atender famílias numerosas e empresas especializadas e o translado de executivos e turistas.

FONTE: Auto Esporte

sexta-feira, junho 17

Exercícios amenizam o stress no trânsito

Você sabia que o stress pode causar um acidente? “Tenso, ansioso e até agressivo, o motorista apresenta o que chamamos de fúria no trânsito. Dessa forma, ele pode bater o carro, atropelar alguém e tentar arrumar alguma briga”, explica Dirceu Rodrigues Alves, diretor da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego).

Fazer alongamentos libera a endorfina, que dá sensação de bem estar

Segundo a entidade que cuida da saúde dos motoristas, tudo isso pode ser evitado com alguns simples exercícios que podem ser feitos dentro do próprio carro. “O objetivo é irrigar e oxigenar os músculos, liberando a endorfina”, ensina Alves. A substância é responsável pela sensação de bem estar, pois ela é relaxante, tranqüilizante e analgésica.

Com o pé na embreagem, a perna não pode ficar toda esticada

Não fazer os exercícios, segundo o diretor da Abramet, pode acarretar em três tipos de stress: físico, psicológico e social. No primeiro, são as dores que podem aparecer nos músculos e na articulação. O segundo é o nervosismo e estafa mental de ficar horas parado dentro de um carro. “O terceiro é extremo, que é quando você passa a xingar e arrumar briga com outras pessoas”, diz.

Os punhos sobre o volante indicam uma boa distância do encosto


Saber se posicionar ajuda
Colocar o banco em uma posição confortável é fundamental para não entrar em fadiga física no trânsito. Pise na embreagem e coloque o assento a uma distância que deixe a perna levemente flexionada. Coloque o encosto na inclinação suficiente para que, com os braços esticados, os punhos fiquem sobre o volante. Em carros com ajuste lombar, use o artifício para que as costas fiquem bem apoadas.


Conheça alguns exercícios para fazer dentro do carro: 
Faça alongamento dos braços puxando os membros por trás da cabeça;- Gire os pés para movimentar as articulações dos tornozelos;- Flexione as pernas para mover os joelhos e alongar coxas e panturrilhas;- Mova a coluna para evitar dores nas costas;- Puxe a cabeça para os lados para movimentar o pescoço e a coluna cervical;

quarta-feira, junho 15

Novo Kia Picanto roda em testes em São Paulo

Eduardo Santos


O novo Kia Picanto, que chega às lojas em agosto, já roda disfarçado pelas ruas do interior de São Paulo. Duas unidades do compacto foram flagradas pelo leitor Eduardo Santos em um hotel na cidade de Itu, no último domingo (12), onde está localizada a sede da Kia Motors no Brasil. 

Com design totalmente renovado, o compacto da Kia, revelado no Salão de Genebra (Suíça) desse ano, também recebeu modificações no motor, que agora é 1.0 de três cilindros flex, de 86 cv. O câmbio poderá ser manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades.


Eduardo Santos


Os preços do novo Kia devem começar em R$ 36 mil. O atual tem preços a partir de R$ 33.900, e é equipado com motor 1.0 a gasolina, de 64 cv, e as mesmas opções de transmissão. A expectativa da Kia é de aumentar as vendas de mil unidades por mês para 2,2 mil. Para comparar o visual das duas versões, clique aqui


Eduardo Santos
Unidades foram flagradas no último domingo, em Itu, no interior de São Paulo


FONTE: AutoNews

terça-feira, junho 14

Vendas globais da Kia sobem 18,7% em maio

A Kia Motors anuncia um crescimento de 18,7% em suas vendas globais no mês de maio. O fabricante sul-coreano comercializou 207.839 unidades em todo o mundo, entre veículos de e comerciais. No acumulado do ano, as vendas chegam a 988.011 unidades, uma elevação de 20,4% em comparação aos cinco primeiros meses de 2010.

Kia Sportage - foto Divulgação
Em maio, o Sportage alcançou 28.563 vendas no mundo todo

A América do Norte lidera o crescimento dos mercados em maio. Ao todo, foram comercializadas 55.140 unidades na região, alta de 48,4% em relação a maio de 2010. A China ficou em segundo lugar (33.624 vendas e 28,8% de crescimento), seguida por Europa (41.139 e 19,2%) e América Central e do Sul, Caribe, Ásia, Pacífico, Oriente Médio e África (39.924 e 7%). Na Coreia do Sul, queda de 5% com 38.012 entregas.

O Cerato continua com a posição de líder entre as vendas da Kia. O modelo alcançou a marca de 38.204 unidades vendidas. O Sportage foi o segundo, com 28.563 unidades, seguido por Sorento, Rio e Soul com 18.459, 18.191 e 17.812 unidades vendidas, respectivamente.

FONTE: Interpress Motor

segunda-feira, junho 13

Aceleramos o Kia Cadenza 3.5 V6

 Fabio Aro
O Kia Cadenza tem cinco anos de garantia e preço inicial de R$ 119.900
Assim que percebe a aproximação do dono, o Cadenza aciona as luzes na maçaneta e no retrovisor. Para entrar, basta apertar o botão e puxar a porta, sem uso da chave – que também não é necessária para ligar o motor. É só pressionar o botão de ignição que a máquina acorda, sem nenhum alarde e com muito silêncio. Enquanto isso, o banco e a direção (que estavam recuados, para facilitar o acesso do motorista) retornam à posição memorizada. 
Andando, o Cadenza continua a surpreender. A dobradinha formada pelo motor 3.5 V6 (290 cv) e pelo câmbio automático de seis marchas é uma das melhores duplas de ataque da atualidade. Apesar dos 4,96 metros e dos 1.575 kg, na pista o Cadenza fez 0 a 100 km/h em 7,5 segundos – com louvor. Nas arrancadas, o modelo sai fritando os pneus dianteiros por uns bons metros, num comportamento tanto feroz como incomum para um carro automático, e que em nada lembra a docilidade de um sedã de luxo. Mesmo sendo maior e mais equipado que o antecessor Opirus, o Cadenza é 130 kg mais leve, o que também explica a agilidade.

 Fabio Aro
O acabamento é bom e a ergonomia agrada. Tudo o que aparece na foto é de série
Kia Cadenza chegou lá. E “lá” é onde se encontram os modelos alemães. A montadora coreana caprichou no sucessor do Opirus (uma imitação barata e ruim do Mercedes Classe E). O novo modelo empolga em estilo, acabamento, refinamento e desempenho. Além disso, tem garantia de cinco anos e preço competitivo: custa R$ 119.900, ou R$ 124.900 com teto solar panorâmico.
A sedução começa pelo estilo. A frente ostenta para-choque de desenho esportivo, com linhas retas e entrada de ar trapezoidal. O uso de leds nos piscas reforça a modernidade do projeto, assim como o formato dos faróis de xenônio. Visto de lado, o modelo lembra bastante o Kia Optima, principalmente por causa do recorte do vidro da porta traseira. O Cadenza, porém, é 12 cm maior. Além disso, tem rodas mais elegantes que as do Optima. A traseira lembra um pouco o BMW Série 3, especialmente por conta do formato das lanternas. Além de bela, a criação de Peter Schreyer, chefe de design da Kia, ainda resultou em baixa resistência aerodinâmica (Cx 0,29).  
 Fabio Aro
Os controles se encontram no painel
Com a porta aberta, o sedã revela a palavra “cadenza” iluminada na soleira. Acho que a Kia usou a iluminação de forma moderada e conseguiu transmitir sensação de requinte com o recurso. Com um pouco mais de luz, a boa ideia resvalaria no lado brega.
Se a luz na soleira pode dividir opiniões, o modelo traz soluções bem práticas. Caso da tela traseira de acionamento elétrico: se ela estiver fechada e o motorista engrenar a ré, a tela automaticamente baixa, e volta a subir quando o carro for para frente. Além disso, a imagem da câmera de ré aparece no espelho retrovisor (como no Soul).
Sabe aquela sutil iluminação azulada existente no interior dos BMW, que serve para clarear suavemente o console? Pois no Cadenza ela também está lá. Quer mais um ponto forte? O sistema de som pode ser controlado do banco de trás, por meio das teclas no apoio de braços central. O entre-eixos de 2,84 m garante bom espaço na traseira – condição fundamental para um veículo que aspira entrar no mundo executivo. Afinal, o Cadenzatem o porte do primo Hyundai Azera.
 Fabio Aro
O Kia Cadenza de 4,96 m tem lanternas de led e faróis de xenônio. O teto paronâmico é o único opcional
Andando, o modelo empolga. Em rotações médias, o motor funciona silenciosamente, com mínima intervenção na cabine – a menos que o motorista queira ouvir a máquina. Nesse caso, o V6 se manifesta em forma de uma agradável sinfonia, e o Cadenza – apesar do porte e do estilo – se transforma em esportivo. Além do 0 a 100 km/h bem convincente, o Cadenza fecha o primeiro quilômetro a 195,2 km/h, partindo da imobilidade. Fui buscar parâmetros e encontrei desempenho semelhante no Omega Fittipaldi, que aliás tem potência equivalente (292 cv). O modelo da Chevrolet, porém, é mais caro (R$ 128.600), tem projeto mais antigo, visual muito mais conservador e menos equipamentos. Para se ter uma ideia, o Omega oferece apenas quatro airbags. O Kia vem com oito (frontais, quatro laterais e de cortina). A vantagem no motor da Chevrolet está na injeção direta (tecnologia ainda não utilizada no coreano).
 Fabio Aro
Controle de som nos bancos traseiros
A transmissão automática de seis marchas agrada bastante. Só acho que a alavanca poderia estar um pouco mais adiantada, o que melhoraria ainda mais a ótima ergonomia. Já que estou pedindo aperfeiçoamentos, eu também não reclamaria se o volante tivesse borboletas para trocas manuais.
Ao contrário da maioria dos carros com motor V6, o Cadenza tem tração dianteira, e não atrás. Por isso, no limite, ele tende a escapar um pouco de frente, mas o sedã suportou muito bem as provocações durante o teste, e apresentou bom equilíbrio de suspensão. A Kia informa que essa plataforma é nova, e deverá ser empregada por outros modelos da empresa.
Uma das poucas coisas que não condizem com um projeto tão moderno é o freio de estacionamento acionado pelo pé. Um carro como o Cadenzamerece freio eletro-hidráulico, sistema que já equipa veículos mais baratos. Com esse sistema, basta engrenar a marcha e acelerar que o freio desarma sozinho. Outra falha: as portas não travam automaticamente com o veículo em movimento. A Kia, porém, informa que o próximo lote do Cadenza virá com o dispositivo. No geral, as pequenas falhas são compensadas com folga pelas qualidades.

 Fabio Aro
O Cadenza é imponente e inaugura uma nova plataforma, com tração dianteira: jeito de alemão


FONTE: Auto Esporte

sexta-feira, junho 10

A nova referência no segmento dos citadinos

picanto 2012 oficial 6 Kia Picanto 2012 chega ao Chile a partir de apenas R$16.300


A segunda geração do Kia Picanto muito recentemente surgida no mercado (sete anos e alguns retoques pelo meio depois da primeira) mostra-nos o pequeno citadino com farroncas de carro grande, se não no tamanho, pelo menos no desenho, no estilo, no equipamento e na qualidade de construção.

Testámos a versão 1.0 TX, equipada com o motor de 3 cilindros em linha com 998 c.c. e 69 cavalos.

A primeira impressão positiva sente- -se de imediato no belíssimo trabalho feito pelos estilistas e, depois, pelos técnicos que fabricaram a carroçaria cheia de concavidades e convexidades, o que se não nos afigura fácil para quem não domine na perfeição a técnica da prensagem. Mais uma vez, depois das boas impressões causadas pelo Kia Sportage e pelo Venga, a marca coreana surpreende favoravelmente.

O interior está bem conseguido e o carro é confortável, denotando boa qualidade nos materiais usados e bom gosto no modo como embelezamentos e instrumentação estão colocados.

Em andamento o Picanto é eficaz para o que foi pensado e construído, ou seja, para andar na cidade. Bem insonorizado, o motor de 3 cilindros já não faz aquele barulho de máquina de costura irritante de outros motores com a mesma arquitectura. É rápido quanto baste nos arranques nos semáforos e a direcção (electro-hidráulica) é suficientemente leve para permitir manobras sem esforço e ainda ter um raio de brecagem pequeno, que lhe permite fazer manobras bem apertadas com facilidade.

Em estrada notam-se as naturais dificuldades do pequeno motor, mas mesmo assim, dá para viajar, sem pressas, com algum agrado, porque a direcção é muito precisa e o carro curva bastante bem. E é em estrada que mais se aprecia o bom trabalho de insonorização, conseguido através de apoios hidráulicos maiores para o motor e transmissão, painel insonorizante do tablier de tripla camada, vedantes duplos das portas e duas medidas para redução dos ruídos aerodinâmicos - bloqueadores de som nos suportes dos retrovisores exteriores e deslocação da antena do rádio para a parte posterior do tejadilho. 

Para um carro com um comprimento que não chega aos 3,6 metros, a bagageira é das maiores do segmento, com 200 litros de capacidade, mais 43 litros do que na versão anterior.

Vejamos agora o equipamento disponibilizado na versão TX. O pára-brisas tem protecção UV, os retrovisores exteriores têm rebatimento eléctrico e as jantes são de liga leve de 15 polegadas. No interior encontramos ar-condicionado, comando automático de luzes com os ''modos "escort" e "welcome", gaveta para arrumações no banco do passageiro, caixa para arrumações sob o piso, porta-copos duplo extraível com iluminação, palas de sol com espelhos de cortesia iluminados e indicador de mudança de velocidade destinado a encorajar um estilo de condução mais económico, tomadas AUX, iPod e USB para o rádio RDS e leitor de CD com compatibilidade MP3, com comandos no volante. 

Como opcionais, constam a pintura metalizada por 200 euros, o ar-condicionado automático por 300 euros e o tecto de abrir e o ESP ambos com o mesmo preço: 600 euros.

A partir de Setembro estará disponível este motor na versão bifuel (GPL/gasolina), que na versão EX custará 13 148 euros. Quanto a consumos, o indicado pela marca, que é de 4,2 litros/100 km, só é possível de conseguir mesmo em condução para bater recordes. Em marcha normal, sem abusar, ficámo-nos por uns interessantíssimos 6,1 litros/100km.

Para finalizar diga-se que com todos estes atributos o Kia Picanto é, sem dúvida, a nova referência do segmento, ou seja, é o melhor dos mini!

FONTE: Ionline